Uma aula sobre o RH Bahia para oficiais da PM

qui, 07/06/18
Projeto de implantação do SAP é apresentado durante curso de pós-graduação

A plateia de capitães da PM durante a palestra do gestor Wilson Freitas: futuras lideranças aprendem sobre o novo sistema

Oitenta oficiais militares da Bahia, Rio Grande do Sul e Maranhão tiveram na tarde desta quarta-feira (06.06) no auditório do Departamento de Apoio Logístico da Polícia Militar da Bahia, uma aula sobre o RH Bahia, o projeto pioneiro de modernização da gestão de pessoas do Estado por meio do software SAP. A apresentação – conduzida pelo gestor de negócio Wilson Freitas - foi realizada como parte da formação dos alunos do curso de pós-graduação para capitães promovido pela Polícia Militar.

“Para mim, é sempre uma alegria falar para uma platéia da PM e um orgulho apresentar para vocês uma ferramenta que vai gerar impacto direto na nossa rotina, aperfeiçoando a gestão de pessoas do Estado”, afirmou o gestor.  De acordo com ele, o projeto - que está sendo implantado em 53 órgãos da administração direta do Estado – é o maior do gênero na América Latina e o terceiro maior do mundo.

“É um desafio enorme implantar no governo baiano este sistema, que adota uma tecnologia reconhecida por grandes empresas no mundo todo”, complementou Wilson Freitas. Ao longo de sua apresentação, o gestor ressaltou ainda os ganhos financeiros que devem ser gerados pela iniciativa, na medida em que o sistema irá aprimorar o controle sobre o processamento da folha de pagamento, hoje a maior despesa do Estado.

Em operação desde janeiro de 2017 em oito empresas públicas do estado, o novo sistema informatizado de Recursos Humanos do Estado deve trazer vantagens ainda para os 270 mil servidores ativos, inativos e pensionistas dos 417 municípios baianos, que passarão a ter acesso on-line facilitado a informações e serviços por meio de um site com interface amigável, o Portal de Serviços (www.rhbahia.ba.gov.br).

A apresentação do gestor Wilson Freitas partiu de um convite realizado pelo tenente-coronel da PM Marco Leone, responsável pela disciplina Gestão de Pessoas no curso de pós-graduação de oficias militares. “Os  capitães que estão em sala de aula hoje serão os comandantes de unidades do futuro, que irão desempenhar papel de gestores:  daí a importância de apresentá-los ao RH Bahia”, afirma o tenente-coronel Leone, explicando  que o curso de pós-graduação credencia os capitães a assumirem patentes de major etenente-coronel.