Você está aqui

Ferramenta facilitará acesso a dados estratégicos

ter, 03/04/18
Solução em Business Intelligence integra módulo do novo sistema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe da frente de BW mostra o ambiente virtual onde a lideranças poderão consultar estatísticas de RH com agilidade 

 

O governo baiano vai passar a contar com uma solução de tecnologia da informação na área de Business Intelligence (BI) para dar suporte às suas lideranças em tomadas de decisão e na definição de políticas públicas para a área de gestão de pessoas. A ferramenta - conhecida como Business Warehouse (BW) - estará disponível para a alta gestão do Estado a partir do próximo mês de agosto como resultado da implantação do RH Bahia, projeto que irá automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado por meio do software SAP, desenvolvido pela empresa alemã SAP AG.

Adotadas por organizações públicas e privadas em todo o mundo, as soluções em Business Intelligence (em português, Inteligência de Negócios) permitem, de forma fácil e rápida, a consulta e seleção de informações constantes em um banco de dados, de acordo os interesses do negócio. Dessa maneira, o usuário acessa relatórios gerenciais contendo grande variedade de combinação de dados e estatísticas, apresentados por meio de gráficos e tabelas.

“A ferramenta vai permitir que os nossos gestores criem indicadores para monitorar resultados e também identifiquem gargalos e oportunidades de melhoria nos processos de Recursos Humanos”, explica o analista especialista em BI Écio Ferreira (Prodeb), que integra a equipe do RH Bahia como líder da frente de BW. Écio conta que atualmente os técnicos de RH do Estado podem esperar até três dias para conseguir ter acesso a relatórios gerenciais utilizando o Sistema Informatizado de Gestão de Recursos Humanos (SIRH).

“Com o RH Bahia, o próprio governador vai poder visualizar em segundos relatórios com informações estratégicas, utilizando um computador de qualquer lugar com acesso a internet”, conta. No ambiente do BW, estarão disponíveis mais de 40 tipos de relatórios sobre os mais diversos processos integrados no novo sistema, da administração de pessoal à folha de pagamento, passando por áreas como Previdência e Saúde e Segurança, entre outras.

“Na área de vantagens e descontos, por exemplo, será possível levantar entre outras coisas, as despesas do Estado ou de um órgão específico com férias, gratificações e benefícios até o nível de servidor, no período que for do interesse do usuário”, esclarece Écio. Estas e outras facilidades, acrescenta o analista, serão especialmente úteis para viabilizar a realização de auditorias e também vão contribuir para reduzir a dependência dos órgãos em relação à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), que é hoje quem centraliza as informações sobre Recursos Humanos no Estado. Écio ressalta, no entanto, que o ambiente do BW estará disponível apenas para membros da alta gestão – a exemplo de secretários de Estado, superintendentes e gestores de RH, que terão seus perfis de acesso configurados de acordo com a função exercida.