Você está aqui

FAQ

 

A Mudança - dúvidas sobre os novos papeis das equipes

 

Que impacto a implantação do novo sistema terá do ponto de vista dos papeis desempenhados pelas equipes de RH, suas responsabilidades e atribuições? 

Uma das principais mudanças que serão proporcionadas pela implantação do RH Bahia consiste em permitir que as equipes de RH possam dispor de mais tempo e recursos para se dedicar a atividades estratégicas, que deverão contribuir para aprimorar a gestão de pessoas no Estado. Isso tenderá a acontecer porque as equipes de RH serão liberadas de uma série de tarefas burocráticas antes sob a sua responsabilidade, seja em conseqüência da automatização dos processos ou da autonomia que o Portal de Serviços dá a líderes e liderados para realizar procedimentos como programar férias, solicitar e renovar licenças e  movimentações internas, entre outros.    

Quer saber mais? Veja se a sua dúvida pode ser respondida aqui: 

O SISTEMA - serviços, processos

O TREINAMENTO - formato, público alvo, agenda

A SUSTENTAÇÃO - service desk, suporte

A IMPLANTAÇÃO - o projeto, seus preparativos

 

 

 

Que novos papeis os gestores de negócio desempenham com o RH Bahia? Estas atribuições não sobrecarregam ainda mais as lideranças ? 

Um dos benefícios proporcionados pelo RH Bahia é a maior autonomia conferida aos servidores, já que cada profissional pode, por meio do Portal de Serviços, solicitar diretamente benefícios e vantagens a que tenha direito. À medida, entretanto, em  que cresce a autonomia dos servidores, aumenta também a responsabilidade dos seus chefes imediatos, que precisam validar ou não certas solicitações.  Neste contexto, os gestores têm que ser mais participativos: o dia a dia da gestão de pessoas está saindo do foco das áreas de RH e migrando para aqueles que efetivamente exercem o papel de líderes. Ainda que esta mudança possa representar um acréscimo no volume de tarefas, é preciso lembrar que estamos falando de atividades inerentes ao papel de gestor, ligadas a uma de suas maiores responsabilidades, que é gerir pessoas.