Você está aqui

A nova rotina do gestor com o Portal

O RH Bahia é uma ferramenta poderosa de gestão de pessoas, que vai informatizar praticamente todos os processos de RH do estado e produzir informações gerenciais em tempo real. Apesar de tamanha tecnologia e funcionalidades, no entanto, a principal mudança que o sistema representa para a gestão pública não é tecnológica, mas sim cultural. Ela envolve a modernização de fluxos administrativos, o redesenho de processos e, em especial, amplia ainda mais a importância estratégica dos líderes de equipe.

 Com o RH Bahia, os gestores vão estar ainda mais presentes na rotina de suas equipes: cada coordenador, diretor, superintendente ou líder de pessoas terá em suas mãos um sistema capaz de agilizar processos hoje realizados no papel, como programação de férias e licenças; gestão de escalas e plantões; controle de frequência; movimentações e substituições; entre outras atividades.

Por isso, a partir do momento em que entrar em funcionamento (etapa tecnicamente chamada de Go Live), o RH Bahia vai se tornar parte da fundamental rotina dos gestores, já que o sistema vai concentrar em uma só lugar um vasto número de tarefas que hoje são realizadas por outros meios.

Em sua maioria, essas tarefas poderão ser realizadas de forma muito rápida e simples, então o principal cuidado diz respeito aos prazos. Tenha em mente que atrasos poderão prejudicar a vida funcional tanto dos gestores, quanto de suas equipes e que o sistema não permitirá ações com caráter retroativo, exceto em casos excepcionais.

É importante ter sempre em mente que o RH Bahia obedece estritamente à legislação vigente, no que tange a prazos, fluxos e encadeamento de processos. Assim, todas as etapas precisarão ocorrer sempre da mesma forma, não sendo permitido pular ou antecipar tarefas.

Para que você não se esqueça de nada, o próprio RH Bahia emitirá alertas sempre que existirem pendências em aberto. Mesmo assim, uma boa dica é criar o hábito de acessar diariamente o Portal de Serviços.